sexta-feira, 17 de maio de 2013

Apelidando dispositivos

Opa! Beleza ?

Esse tópico vai ser para mostrar como simplificar a nossa vida em uma rede.
Toda rede tem no mínimo um modem com roteador ou switch configurados. Quem sabe até alguns servidores com SMTP, NTP ou coisas do tipo.
O problema aparece quando nós mexemos com pouca frequência com esses dispositivos/servidores. Quase nunca lembramos qual o IP dos dispositivos.

Eis que surge uma facilidade: o arquivo hosts.
Todo sistema operacional possui um arquivo hosts com algum mapeamento pré-definido.

Nos sistemas UNIX-Like, como o caso do Mac OS e Linux, o arquivo aparece em /etc/hosts.
No caso do Windows aparece em C:\Windows\system32\drivers\etc\hosts.

Esse arquivo funciona como um DNS para o sistema. Como assim ? Quando nós inserimos uma URL no navegador (ex.: www.google.com.br), o computador solicita para um servidor DNS resolver esse endereço e descobrir seu IP (74.125.234.247). Mas porque ? Porque na internet, sempre navegamos através do IP e não da URL. Agora imagine se não houvesse DNS. Teríamos que saber o IP do site do google e de todos os outros de cabeça. Logo, o DNS é uma facilidade que temos.

E o que o arquivo host tem a ver com isso ? Tem a ver que antes do sistema consultar um servidor DNS, ele consulta o arquivo hosts primeiro. Logo, esse nosso arquivo funciona como um servidor DNS. Cheguei onde queria. Se podemos converter nomes em IP, podemos criar uma entrada no arquivo para eu nunca mais ter que lembrar o IP do meu roteador, modem e camera. Exaaato!

Como utilizo o Mac OS, segue exemplo do arquivo com algumas alterações feitas:

As minhas modificações são apenas as 3 últimas linhas.
Vejamos bem:
  • Na primeira linha que inseri, coloquei 192.168.0.1 e a palavra "roteador" na frente.
  • Na segunda coloquei 10.1.1.1 e a palavra "modem" na frente.
  • Na ultima linha coloquei 192.168.0.190 e a palavra camera na frente.
Sendo assim, quando eu abrir um navegador e digitar a palavra "roteador" (sem as aspas), o sistema irá olhar no arquivo hosts e descobrir que ele tem que ir para o IP 192.168.0.1. Dessa forma não preciso ficar lembrando de nenhum IP dos dispositivos da minha rede. Basta digitar o nome do dispositivo que quero acessar e o nome é resolvido para mim.

Simples né?

OBS.: Pode ser necessário reiniciar a máquina para que as alterações no arquivo hosts tenha efeito.

Desvendando seu roteador

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atualização da minha Camera-IP

Bom dia!!

Estou fazendo esse post aqui para mostrar como atualizar o firmware na nossa Camera-IP. Lembrando que a camera em questão é a que foi utilizada nessa postagem.
Essa camera é um clone da camera Foscam FI8908W.

Primeiramente, os arquivos que irei utilizar são feitos pela própria Foscam. No entanto eles deletam os arquivos mais antigos e deixam apenas suporte paras as cameras mais recentes.

Outro ponto importante é que podemos fazer dois tipos de atualização:
  1. Atualização de firmware: Firmware a grosso modo é o código construído para fazer a comunicação do software com o hardware. Se voce não souber a diferença entre Software e Hardware, fica aqui uma dica: Software é o que voce xinga e hardware é o que voce chuta.
  2. Atualização do Web UI: Web UI é aquela interface gráfica que acessamos para ver a imagem da camera e realizar alterações nas configurações da camera.

Regras importantíssimas nesse processo:
  • A atualização pode matar sua camera. Sim, ela nao voltará a funcionar a não ser que voce mande para a assistenia da Foscam(nem sei se existe isso).
  • A atualização deve ser feito sempre através do cabo de rede. Voce pode fazer tambem pelo wireless mas se o sinal cair e atualização for feita pela metade, dê tchau pra sua camera.
  • Se sua camera morrer no meio da atualização, não existe nenhum responsável que voce possa culpar, a nao ser voce mesmo. Eu nao me responsabilizo por isso e nem poderei ajudar caso aconteca pois nao queimei a minha.
  • Leia as observações feitas pelo pessoal da Foscam para ver se esse upgrade de firmware pode ser feito na sua camera.
  • Esse upgrade só funciona se
    • A versao do seu firmware for 11.14.1.46
    • A versao do seu Web UI for 2.4.8.12

Atualização (Upgrade):

Primeiro abra o navegador (Firefox ou Chrome) e acesse o IP da sua IP-Camera. Ao mostrar a tela de login, faça o login normalmente. A primeira tela exibida após o login, mostra qual a versao atual do seu firmware e do seu WebUI. Se essas versões forem iguais as mencionadas acima, dê prosseguimento ao upgrade.
É válido lembrar que SEMPRE deve atualizar primeiro o firmware e depois a WebUI.

Junto com a emba;agem da camera, vem um mini-cd com um programinha para a camera. Eu nao usei esse programa em momento algum. No entanto a atualização do programa pode ser feito por ele tambem. Junto com o arquivo zip, tem um guia para atualiza o firmware e web ui (Upgrade guidance for FI8908W-By tool.pdf). Caso nao queira usar esse gui feito pela própria foscam, pode-se utilizar o passo-a-passo abaixo:

Passo a passo:
  • Descompacte o arquivo FI8908w-fw11.14.2.17-July.zip
  • Faça login na camera e acesse: Device Management -> Upgrade Device Firmware
  • Em "Upgrade Device Firmware", selecione o arquivo lr_cmos_11_14_2_17.bin e clique em submit. Nessa hora que eu fico tenso. Se nao ter tudo certo, lascou! Espere um minuto e tente acessar novamente a camera.
  • Em "Upgrade Device Embeded Web UI", selecione o arquivo 2.4.8.14.bin e clique em submit.
  • Se tudo tiver dado certo, voce conseguirá acessa novamente sua câmera e na página após o login, estará a nova versão de firmware e web ui que voce instalou.
No mais, posta a dúvida que vou dar um jeito!!

Configurar Câmera IP


EDIT: quem nao quiser perder tempo com configuração de camera, segue um ótimo link: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2017/08/ipc-360-camera-ip-boa-e-barata.html

E ai moçada ?? Encontrei esse blog aqui no meio das minhas contas no google e nem lembrava que existia. Hahahahhahaa. Encontrei em boa hora pois acabei de penar um pouco para aprender a configurar minha Camera IP, fazendo port-forwarding e utilizando um DDNS para acessar as imagens de qualquer lugar. Então, vou criar uma série de posts para tornar mais simples esse trabalho. O intuito é deixar qualquer um apto a colocar um pouco mais de segurança em casa e dividirei os posts dessa forma:

Começando pela câmera. Uma Camera-IP ou IP-Cam é uma camera de segurança que se conecta em uma rede e provê atraves dessa rede a imagem que está visualizando. Traduzindo: a camera filma a porta de entrada. Eu entro pelo firefox no IP da camera e vejo o que ela esta filmando. Simples assim.
Pra começar, comprei a minha camera no lindo www.dx.com (o melhor site do planeta).


A primeira coisa que me impressionou é que os chineses do dx me entregaram uma câmera mesmo. Se tivesse comprado no Brasil, é bem provável que eu abriria e veria um tijolo. hahahahaha.

A segunda coisa que me impressionou é que a câmera realmente é muito boa, veio toda protegida com espumas e com tudo que preciso pra colocar pra funcionar: cabo de energia, cabo ethernet, antena wifi e a própria câmera. E por apenas 62 dólares. Achei barato.

Continuando, a caixinha veio com:
  1. Camera IP
  2. Cabo de energia
  3. Cabo ethernet
  4. Antena Wi-fi
  5. CD
  6. Suporte com buchas e parafusos

O ambiente:

Para que ninguém fique perdido, vou explicar como está configurado o ambiente de rede aqui em casa. Tenho um modem D-Link ADSL 500G, um roteador D-Link Wireless WBR-1310, e os computadores/celulares se conectam nesse roteador. Essa é a configuração da maioria das pessoas.

Vamos então à instalação da câmera:
  • Ligue na energia. Ao fazer isso, ela acende um LED verde a começa a girar (para achar a posição central). Nesse momento, ela está filmando mas não está na rede.
  • Em seguida vamos colocar nossa câmera na rede para configurá-la. Para isso basta pegar o cabo ethernet (o cabo cinza na foto) e plugar na câmera e no modem. Como o modem tem DHCP dinâmico, a câmera automaticamente recebe um IP.
  • Para sabermos qual IP a nossa câmera ganhou, vou entrar no roteador para saber. Se você não sabe como descobrir o IP, clique aqui e depois volte a este tutorial.
  • A câmera ganhou o IP 192.168.0.103. Vamos abrir um navegador (leia Chrome, Firefox, Opera), colocar o IP e veremos a seguinte tela:

Nesse ponto sabemos que nossa câmera já está filmando e conectada à nossa rede. Vamos partir então para as configurações. Reparem que nessa tela temos dois campos de login. O de cima contendo user e password é para o navegador Internet Explorer (IE). Como somos um pouco mais evoluídos, vamos acessar o segundo botão, que é o login para os navegadores de verdade (Firefox e Chrome). Quando clicarmos no botão de login, as credenciais (user e password) serão solicitadas.

As telas da nossa Camera IP:
  • Device Status: mostra as configurações aplicadas à câmera. Por enquanto temos preenchido apenas o Device ID, Versão do Firmware e versão da Interface Gráfica Web. Alias, Alarm Status, DDNS e UPnP estão sem preenchimento/comportamento.
  • Live Video: Aqui é o ponto mais importante! Finalmente conseguimos ver o que a câmera está filmando. Se você esta vendo uma tela preta, provavelmente voce fez o login como um usuário do Internet Explorer e não está usando-o. A tela que devemos enxergar é essa:

Hahahahha. Gostei dessa foto. Ficou parecendo que sou forte. Dá até pra enganar uns bobo. hahahha.
Mas então... Se você estiver vendo a imagem certinha, está tudo correto. Note que no canto esquerdo da tela, podemos clicar nos botões direcionais para mover a câmera. Traduzindo: compramos uma câmera barata, da China, não recebemos um tijolo, e a câmera ainda é top! "Vishii. Perfeito!". :P
Ainda temos como alterar a resolução (640*480 ou 320*240), brilho, contraste e tirar um snapshot (print screen) do vídeo.
  • Device Management: Aqui sim iremos começar as configurações da câmera. Embora o objetivo principal (ver a imagem da câmera) já tenha sido alcançado, com essas configurações, podemos deixar a câmera beeeem melhor:
    • Alias Settings: Apenas um apelido para a câmera. É bem interessante quando se tem várias câmeras na casa. Ai você pode apelidá-las como (ipcam-escritorio, ipcam-garagem, ipcam-sala) e esse nome será exibido quando você estiver vendo as imagens.
    • Date&Time Settings: Serve para ajustar o horário da câmera. Como estamos no Brasil, coloquei o GMT-03:00 que é o de Brasília. No entanto, o mais recomendado, é utilizar um NTP Server. NTP é Network Time Protocol (Protocolo de horas na rede). Se você marcar essa opção que abrirá um drop-down com alguns NTP Servers configurados. Se você escolher a opção "..." ele permite você colocar uma outra opção. O legal é colocar o NTP.br que distribui gratuitamente a hora correta do Brasil.
    • User Settings: Aqui configuramos os acessos à câmera. Quando conseguimos configurá-la, a primeira coisa que 99 % da galera faz é mandar o link de acesso para outras pessoas. Então sugiro o lógico: crie uma senha de administrador para você e uma senha de visitante. Espalhe apenas a senha do visitante para que não façam alterações indevidas na sua câmera.
    • Basic Network Settings: Tá aqui um dos principais pontos da configuração. É o seguinte: Por padrão, a opção "Obtain IP from DHCP Server" vem marcada. Caso você não saiba o que é DHCP Server, sugiro novamente ver esse tópico aqui que é rapidinho. Caso você já saiba, entenderá o porque desmarcarei essa opção e configurarei na mão. Como no final das contas eu vou querer poder acessar minha câmera lá do trabalho, colocarei um IP Fixo. Vou dar um jeito de fazer um tutorial para mostrar como colocar a imagem da câmera na Web!
A parte boa de configurar o IP da câmera na mão, é que eu sei qual IP ela sempre vai responder. Se eu não fizesse isso, quando eu desligasse o roteador e ligasse novamente, provavelmente ela iria pegar outro IP pois é o DHCP Server que decide qual IP um dispositivo da rede terá.
    • Wireless Lan Settings: Esse é outro ponto importantíssimo pois nossa IP-CAM é wireless. Logo, não vejo motivo pra ficarmos espalhando cabos pela casa né ? Essa parte é bem simples. Basta você fazer um escaneamento de rede e achar sua rede wireless. Você configura igual está no seu roteador wireless. Caso tenha dúvida para ver essas configurações é só acessar seu roteador. Após configurar isso, nossa câmera irá funcionar através do wireless. Só vale lembrar que quando você preenche esses campos de configuração da câmera, você precisa clicar no botão Submit para salvar as alterações.
    • DDNS Service Settings: Farei um tutorial exclusivo para explicar sobre isso. 
    • Mail Service Settings: Esse é outro ponto importante pois você configura o envio de email da câmera. Como a câmera possui detector de movimentos, você diz pra ela enviar email para os donos da casa caso ela detecte algum movimento. A parte chata é que você tem que ter um servidor SMTP para enviar as mensagens. Tentei configurar o google mas não funcionou. Como eu tenho um domínio no kinghosts, usei o SMTP de lá. Para testar se der certo a configuração, basta clicar em Submit e depois em Test
    • FTP Service Settings: Outro ponto importante. Quando a câmera detecta movimento, ela consegue fazer upload de uma foto para um servidor FTP. Porque isso ? Simples. Imagine que um ladrão invada sua casa. Se ele quebrar a câmera tudo bem. Já vai ter foto dele em um servidor longe da sua casa e você saberá quem foi. Veja esse artigo que fiz para saber como instalar um servidor ftp
    • Alarm Service Settings: Esse ponto é o mais importante no quesito segurança. Aqui você pode falar para a câmera disparar o alarme da casa, detectar movimento, enviar email e fazer upload da foto.
Resumindo, você possui uma segurança bem legal em casa sem gastar quase nada!!!
Qualquer dúvida é só postar comentário que vou dar um jeito! ;)

OBS. 1: A câmera não possui marca. No entanto é exatamente o mesmo modelo da câmera FI8908W da Foscam. Segundo li pela internet, as câmeras da Foscam são exatamente a mesma, mas com a marca Foscam e uns reais a mais no preço. É bem possível isso ser verdade pois é possível até atualizar o firmware dessa câmera com o firmware da foscam.

OBS. 2: Se você insiste em usar o Internet Explorer, será necessário instalar um ActiveX para funcionar. Se mesmo assim continuar uma imagem preta, tente desabilitar o anti-vírus que li em algum lugar que isso ajudou.

OBS 3: Se você quiser acessar a câmera do celular ou do trabalho, ou de qualquer outro lugar, farei um tutorial específico pra isso.
OBS. 4: Caso você possua um celular e queira visualizar a câmera pelo celular, é bem simples. Para o Android, tem o aplicativo tinyCam Monitor Free que é bem legal. O melhor desse aplicativo é que você pode configurar sua câmera como sendo da Foscam (modelo FI8908W) colocando user e pwd e a imagem é mostrado diretamente. Sem precisar fazer login. Para o iOS, existe este aplicativo da própria Foscam que funciona muito bem. Vale lembrar que seu celular deve estar na mesma rede.

OBS. 5 e mais importante: Quando for comprar uma câmera dessas, compensa comprar a mais atual pois tem mais opções de configuração e vai deixar a sua câmera bem mais interessante.


EDIT: Bom dia a todos. Agora a pouco (10/04/2016) o leitor Rafael tirou uma série de dúvidas comigo e após algumas explicações, conseguimos colocar a câmera dele para funcionar. Como as dúvidas dele eram iguais a da maioria do pessoal que comenta aqui no blog, irei colar nossa conversa aqui (com a autorização dele) para que possa esclarecer dúvidas dos demais. Abraços.
























quarta-feira, 15 de maio de 2013

Descobrindo sua rede

Boa tarde moçada. Já é noite... --'

Mas então. Resolvi fazer essa postagem para ficar separado da postagem da configuração da camêra IP (já que isso vai ficar um pouco grande).
Pois então. Aqui em casa a configuração é a seguinte:

  • Modem D-Link ADSL 500G  (IP: 10.1.1.1)
  • Roteador D-Link Wireless WBR 1310  (IP: 192.168.0.1)
Quando temos essa configuração, o roteador conecta no modem e nós conectamos no roteador. Isso significa que o roteador irá nos prover um IP de rede. Como isso é feito ? Através do DHCP.
Pra quem nao sabe sobre DHCP a grossíssimo modo é: um protocolo que disponibiliza IP de rede para os dispositivos conectados. Ao entrar nas configurações de rede (Network Settings) do roteador, é exibido a seguinte tela:


Na parte DHC Service Settings tem o range de IP's que vai de 100 a 189. Isso significa que quando um dispositivo conectar no meu wireless, ele vai pegar um IP igual a 192.168.0.XXX sendo que o XXX é um número que varia de 100 a 189 (o range). Fácil de entender né ?
E para voce achar que manja muito de redes, logo abaixo tem uma lista de clientes do DHCP, ou seja, os dispositivos conectados à sua rede pelo DHCP. Dessa forma voce sabe quais máquinas estão conectadas no seu wireless e quais não estão. Top heim ?

Mas entao... continuando... como eu sei qual o IP do roteador ? O jeito mais fácil é olhar no próprio roteador. Lá tem o IP que vem de fábrica, com o usuario e senha para acesso. Mas caso voce nao tenha acesso ao roteador voce pode olhar por um computador conectado na rede. Se estiver no Windows, pasta olhar qual é o IP do Gateway Padrão (o gateway é o roteador). Para isso abra o prompt de comando (Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando), digitar ipconfig e teclar enter. Agora que voce tem o IP, é só colocar no browser que voce será direcionado para a tela de login.





Se tiver qualquer dúvida, é só comentar que eu vou dar um jeito !!! Hehehehe