EDIT: quem nao quiser perder tempo com configuração de camera, segue um ótimo link: http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2017/08/ipc-360-camera-ip-boa-e-barata.html
E ai moçada ?? Encontrei esse blog aqui no meio das minhas contas no
google e nem lembrava que existia. Hahahahhahaa. Encontrei em boa hora
pois acabei de penar um pouco para aprender a configurar minha Camera
IP, fazendo port-forwarding e utilizando um DDNS para acessar as imagens
de qualquer lugar. Então, vou criar uma série de posts para tornar mais
simples esse trabalho. O intuito é deixar qualquer um apto a colocar um
pouco mais de segurança em casa e dividirei os posts dessa forma:
Começando pela câmera. Uma Camera-IP ou IP-Cam é uma
camera de segurança que se conecta em uma rede e provê atraves dessa
rede a imagem que está visualizando. Traduzindo: a camera filma a porta
de entrada. Eu entro pelo firefox no IP da camera e vejo o que ela esta
filmando. Simples assim.
Pra começar, comprei a
minha camera no lindo www.dx.com (o melhor site do planeta).
A
primeira coisa que me impressionou é que os chineses do dx me
entregaram uma câmera mesmo. Se tivesse comprado no Brasil, é bem
provável que eu abriria e veria um tijolo. hahahahaha.
A
segunda coisa que me impressionou é que a câmera realmente é muito boa,
veio toda protegida com espumas e com tudo que preciso pra colocar pra
funcionar: cabo de energia, cabo ethernet, antena wifi e a própria
câmera. E por apenas 62 dólares. Achei barato.
Continuando, a caixinha veio com:
- Camera IP
- Cabo de energia
- Cabo ethernet
- Antena Wi-fi
- CD
- Suporte com buchas e parafusos
O ambiente:
Para
que ninguém fique perdido, vou explicar como está configurado o
ambiente de rede aqui em casa. Tenho um modem D-Link ADSL 500G, um
roteador D-Link Wireless WBR-1310, e os computadores/celulares se
conectam nesse roteador. Essa é a configuração da maioria das pessoas.
Vamos então à instalação da câmera:
- Ligue
na energia. Ao fazer isso, ela acende um LED verde a começa a girar
(para achar a posição central). Nesse momento, ela está filmando mas não
está na rede.
- Em seguida vamos colocar nossa câmera na rede para configurá-la. Para isso basta pegar o cabo ethernet (o cabo cinza na foto) e plugar na câmera e no modem. Como o modem tem DHCP dinâmico, a câmera automaticamente recebe um IP.
- Para sabermos qual IP a nossa câmera ganhou, vou entrar no roteador para saber. Se você não sabe como descobrir o IP, clique aqui e depois volte a este tutorial.
- A câmera ganhou o IP 192.168.0.103. Vamos abrir um navegador (leia Chrome, Firefox, Opera), colocar o IP e veremos a seguinte tela:
Nesse ponto sabemos que nossa câmera já está filmando e conectada à nossa rede. Vamos partir então para as configurações. Reparem que nessa tela temos dois campos de login. O de cima contendo
user e
password é para o navegador Internet Explorer (
IE). Como somos um pouco mais evoluídos, vamos acessar o segundo botão, que é o login para os navegadores de verdade (Firefox e Chrome). Quando clicarmos no botão de login, as credenciais (
user e
password) serão solicitadas.
As telas da nossa Camera IP:
- Device Status: mostra as configurações aplicadas à câmera. Por enquanto temos preenchido apenas o Device ID, Versão do Firmware e versão da Interface Gráfica Web. Alias, Alarm Status, DDNS e UPnP estão sem preenchimento/comportamento.
- Live Video: Aqui é o ponto mais importante! Finalmente conseguimos ver o que a câmera está filmando. Se você esta vendo uma tela preta, provavelmente voce fez o login como um usuário do Internet Explorer e não está usando-o. A tela que devemos enxergar é essa:
Hahahahha. Gostei dessa foto. Ficou parecendo que sou forte. Dá até pra enganar uns bobo. hahahha.
Mas então... Se você estiver vendo a imagem certinha, está tudo correto. Note que no canto esquerdo da tela, podemos clicar nos botões direcionais para mover a câmera. Traduzindo: compramos uma câmera barata, da China, não recebemos um tijolo, e a câmera ainda é top!
"Vishii. Perfeito!". :P
Ainda temos como alterar a resolução (640*480 ou 320*240), brilho, contraste e tirar um snapshot (print screen) do vídeo.
- Device Management: Aqui sim iremos começar as configurações da câmera. Embora o objetivo principal (ver a imagem da câmera) já tenha sido alcançado, com essas configurações, podemos deixar a câmera beeeem melhor:
- Alias Settings: Apenas um apelido para a câmera. É bem interessante quando se tem várias câmeras na casa. Ai você pode apelidá-las como (ipcam-escritorio, ipcam-garagem, ipcam-sala) e esse nome será exibido quando você estiver vendo as imagens.
- Date&Time Settings: Serve para ajustar o horário da câmera. Como estamos no Brasil, coloquei o GMT-03:00 que é o de Brasília. No entanto, o mais recomendado, é utilizar um NTP Server. NTP é Network Time Protocol (Protocolo de horas na rede). Se você marcar essa opção que abrirá um drop-down com alguns NTP Servers configurados. Se você escolher a opção "..." ele permite você colocar uma outra opção. O legal é colocar o NTP.br que distribui gratuitamente a hora correta do Brasil.
- User Settings: Aqui configuramos os acessos à câmera. Quando conseguimos configurá-la, a primeira coisa que 99 % da galera faz é mandar o link de acesso para outras pessoas. Então sugiro o lógico: crie uma senha de administrador para você e uma senha de visitante. Espalhe apenas a senha do visitante para que não façam alterações indevidas na sua câmera.
- Basic Network Settings: Tá aqui um dos principais pontos da configuração. É o seguinte: Por padrão, a opção "Obtain IP from DHCP Server" vem marcada. Caso você não saiba o que é DHCP Server, sugiro novamente ver esse tópico aqui que é rapidinho. Caso você já saiba, entenderá o porque desmarcarei essa opção e configurarei na mão. Como no final das contas eu vou querer poder acessar minha câmera lá do trabalho, colocarei um IP Fixo. Vou dar um jeito de fazer um tutorial para mostrar como colocar a imagem da câmera na Web!
A parte boa de configurar o IP da câmera na mão, é que eu sei qual IP ela sempre vai responder. Se eu não fizesse isso, quando eu desligasse o roteador e ligasse novamente, provavelmente ela iria pegar outro IP pois é o DHCP Server que decide qual IP um dispositivo da rede terá.
- Wireless Lan Settings: Esse é outro ponto importantíssimo pois nossa IP-CAM é wireless. Logo, não vejo motivo pra ficarmos espalhando cabos pela casa né ? Essa parte é bem simples. Basta você fazer um escaneamento de rede e achar sua rede wireless. Você configura igual está no seu roteador wireless. Caso tenha dúvida para ver essas configurações é só acessar seu roteador. Após configurar isso, nossa câmera irá funcionar através do wireless. Só vale lembrar que quando você preenche esses campos de configuração da câmera, você precisa clicar no botão Submit para salvar as alterações.
- DDNS Service Settings: Farei um tutorial exclusivo para explicar sobre isso.
- Mail Service Settings: Esse é outro ponto importante pois você configura o envio de email da câmera. Como a câmera possui detector de movimentos, você diz pra ela enviar email para os donos da casa caso ela detecte algum movimento. A parte chata é que você tem que ter um servidor SMTP para enviar as mensagens. Tentei configurar o google mas não funcionou. Como eu tenho um domínio no kinghosts, usei o SMTP de lá. Para testar se der certo a configuração, basta clicar em Submit e depois em Test
- FTP Service Settings: Outro ponto importante. Quando a câmera detecta movimento, ela consegue fazer upload de uma foto para um servidor FTP. Porque isso ? Simples. Imagine que um ladrão invada sua casa. Se ele quebrar a câmera tudo bem. Já vai ter foto dele em um servidor longe da sua casa e você saberá quem foi. Veja esse artigo que fiz para saber como instalar um servidor ftp
- Alarm Service Settings: Esse ponto é o mais importante no quesito segurança. Aqui você pode falar para a câmera disparar o alarme da casa, detectar movimento, enviar email e fazer upload da foto.
Resumindo, você possui uma segurança bem legal em casa sem gastar quase nada!!!
Qualquer dúvida é só postar comentário que
vou dar um jeito! ;)
OBS. 1: A câmera não possui marca. No entanto é exatamente o mesmo modelo da câmera
FI8908W da Foscam. Segundo li pela internet, as câmeras da Foscam são exatamente a mesma, mas com a marca Foscam e uns reais a mais no preço. É bem possível isso ser verdade pois é possível até atualizar o firmware dessa câmera com o firmware da foscam.
OBS. 2: Se você insiste em usar o Internet Explorer, será necessário instalar um ActiveX para funcionar. Se mesmo assim continuar uma imagem preta, tente desabilitar o anti-vírus que li em algum lugar que isso ajudou.
OBS 3: Se você quiser acessar a câmera do celular ou do trabalho, ou de qualquer outro lugar, farei um tutorial específico pra isso.
OBS. 4: Caso você possua um celular e queira visualizar a câmera pelo celular, é bem simples. Para o Android, tem o aplicativo
tinyCam Monitor Free que é bem legal. O melhor desse aplicativo é que você pode configurar sua câmera como sendo da Foscam (modelo FI8908W) colocando
user e
pwd e a imagem é mostrado diretamente. Sem precisar fazer login. Para o iOS, existe
este aplicativo da própria Foscam que funciona muito bem. Vale lembrar que seu celular deve estar na mesma rede.
OBS. 5 e mais importante: Quando for comprar uma câmera dessas, compensa comprar a mais atual pois tem mais opções de configuração e vai deixar a sua câmera bem mais interessante.
EDIT: Bom dia a todos. Agora a pouco (10/04/2016) o leitor
Rafael tirou uma série de dúvidas comigo e após algumas explicações, conseguimos colocar a câmera dele para funcionar. Como as dúvidas dele eram iguais a da maioria do pessoal que comenta aqui no blog, irei colar nossa conversa aqui (com a autorização dele) para que possa esclarecer dúvidas dos demais. Abraços.