quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atualização da minha Camera-IP

Bom dia!!

Estou fazendo esse post aqui para mostrar como atualizar o firmware na nossa Camera-IP. Lembrando que a camera em questão é a que foi utilizada nessa postagem.
Essa camera é um clone da camera Foscam FI8908W.

Primeiramente, os arquivos que irei utilizar são feitos pela própria Foscam. No entanto eles deletam os arquivos mais antigos e deixam apenas suporte paras as cameras mais recentes.

Outro ponto importante é que podemos fazer dois tipos de atualização:
  1. Atualização de firmware: Firmware a grosso modo é o código construído para fazer a comunicação do software com o hardware. Se voce não souber a diferença entre Software e Hardware, fica aqui uma dica: Software é o que voce xinga e hardware é o que voce chuta.
  2. Atualização do Web UI: Web UI é aquela interface gráfica que acessamos para ver a imagem da camera e realizar alterações nas configurações da camera.

Regras importantíssimas nesse processo:
  • A atualização pode matar sua camera. Sim, ela nao voltará a funcionar a não ser que voce mande para a assistenia da Foscam(nem sei se existe isso).
  • A atualização deve ser feito sempre através do cabo de rede. Voce pode fazer tambem pelo wireless mas se o sinal cair e atualização for feita pela metade, dê tchau pra sua camera.
  • Se sua camera morrer no meio da atualização, não existe nenhum responsável que voce possa culpar, a nao ser voce mesmo. Eu nao me responsabilizo por isso e nem poderei ajudar caso aconteca pois nao queimei a minha.
  • Leia as observações feitas pelo pessoal da Foscam para ver se esse upgrade de firmware pode ser feito na sua camera.
  • Esse upgrade só funciona se
    • A versao do seu firmware for 11.14.1.46
    • A versao do seu Web UI for 2.4.8.12

Atualização (Upgrade):

Primeiro abra o navegador (Firefox ou Chrome) e acesse o IP da sua IP-Camera. Ao mostrar a tela de login, faça o login normalmente. A primeira tela exibida após o login, mostra qual a versao atual do seu firmware e do seu WebUI. Se essas versões forem iguais as mencionadas acima, dê prosseguimento ao upgrade.
É válido lembrar que SEMPRE deve atualizar primeiro o firmware e depois a WebUI.

Junto com a emba;agem da camera, vem um mini-cd com um programinha para a camera. Eu nao usei esse programa em momento algum. No entanto a atualização do programa pode ser feito por ele tambem. Junto com o arquivo zip, tem um guia para atualiza o firmware e web ui (Upgrade guidance for FI8908W-By tool.pdf). Caso nao queira usar esse gui feito pela própria foscam, pode-se utilizar o passo-a-passo abaixo:

Passo a passo:
  • Descompacte o arquivo FI8908w-fw11.14.2.17-July.zip
  • Faça login na camera e acesse: Device Management -> Upgrade Device Firmware
  • Em "Upgrade Device Firmware", selecione o arquivo lr_cmos_11_14_2_17.bin e clique em submit. Nessa hora que eu fico tenso. Se nao ter tudo certo, lascou! Espere um minuto e tente acessar novamente a camera.
  • Em "Upgrade Device Embeded Web UI", selecione o arquivo 2.4.8.14.bin e clique em submit.
  • Se tudo tiver dado certo, voce conseguirá acessa novamente sua câmera e na página após o login, estará a nova versão de firmware e web ui que voce instalou.
No mais, posta a dúvida que vou dar um jeito!!

38 comentários:

  1. Boa noite. Eu tenho uma câmera dessas, mas o meu problema é que na interface da câmera (aonde eu configuro e vejo a imagem via browser) não aparece os menus para eu poder configurar a câmera! Eu consigo ver a imagem e movimenta-la, porém, não consigo configurar pq não aparece os menus. O que fazer? Abs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite evandro,

    Atualizei o firmware da minha camera ip...

    e desde então não consigo acessar ela através do ip ...

    sabe dizer oque pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Boteco. Voce viu na lista de DHCP no seu roteador se sua câmera realmente pegou um IP ?
      Nesse link http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2013/05/desvendando-seu-roteador.html mostra como ve a listagem dos IPs atribuídos para as máquinas

      Excluir
  3. Fala ae Thiago,

    Po não ta pegando IP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boteco, nesse caso pode ocorrer dois problemas: o primeiro é a autenticação na rede não ter ocorrido com sucesso. Nesse caso, valide as informações que voce passou e o tipo da rede WEP, WAP, etc..
      O segundo problema é sua câmera, por algum motivo, não conseguir pegar um IP. Nesse caso, tente colocar um IP fixo na câmera que esteja dentro do range da sua rede. Abraço

      Excluir
    2. Tem a explicação nesse outro post aqui:

      http://voudarumjeito.blogspot.com.br/2013/05/configurar-camera-ip.html

      Excluir
  4. eu posso atualizar o Device Embeded Web UI Version mais recente???pq a minha é a 8918w mas tem 2 versões ok???uma versão é a 11.37.xx e aoutra a 11.22.xx só q a versaõ da Device Embeded Web UI Version da 11.37 é 2.4.10.9!!já na outra 11.22.xx a versão é 2.4.10.5!!eu posso atualizar todas com o 2.4.10.9???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala juninhobauru1... é arriscado voce atualizar versão de firmware sem saber se foi desenvolvido especificamente para sua câmera. Primeiro, veja no arquivo README que vem junto com o firmware se ele é compatível com seu aparelho. Abraço

      Excluir
    2. ok eu queria atualizar apenas o web ui sera q da problema???o firmware eu já atualizei !!tenho 2 câmeras com numeração diferente

      Excluir
  5. Comprei uma câmera igual mas que não tem interface e so pode ser acessado pelo software do fabricante. Como atualizar o firmware nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia João.

      Toda atualização de firmware deve ser feita através de arquivo liberado diretamente pelo fabricante. Vá no site do fabricante e busque por novos firmwares para poder atualizar.
      Pode ser que existam firmware de terceiros para atualizar mas é extremamente perigoso no ponto de vista de segurança.

      Excluir
  6. Boa tarde. Onde consigo fazer o download desse firmware? No site da foscam já não está disponível.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Guilherme.

      Está no site da foscam sim. Segue o link do site da foscam para o Brasil. Tem uma área chamada FIRMWARE mais abaixo que possui 2 arquivos para download.

      http://www.foscam.com.br/suporte

      Segue tambem o site internacional da foscam com o último firmware disponível:

      http://foscam.us/firmware.html

      Abraços.

      Excluir
    2. Há dois arquivos para download, porém nenhum do modelo em questão (FI8908W)!

      Excluir
  7. a opção atualizar não fica disponivel no menu

    ResponderExcluir
  8. tem algum jeito de carregar webUi novamente na camera?

    ResponderExcluir
  9. Thiago boa tarde.
    Minha câmera é a OWL CAM modelo CP-6M201W o firmware seria qual, posso usar o da foscam mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Thiago boa tarde.
    Minha câmera é a OWL CAM modelo CP-6M201W o firmware seria qual, posso usar o da foscam mesmo.

    ResponderExcluir
  11. a versão do firmware é 17.37.2.49 e UI 20.8.1.151 sabe me dizer se tem atualização para esta câmera.

    ResponderExcluir
  12. a versão do firmware é 17.37.2.49 e UI 20.8.1.151 sabe me dizer se tem atualização para esta câmera.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma câmera Ip da marca Topcam, ela as vezes reinicia so, tentei achar a FW dela no site do fabricante e não encontrei, tentei instalar um FW da Foscan com configs semelhantes, mas a câmera não aceita.

    ResponderExcluir
  14. tenho uma camera p2p e fui atualizar e depois ela ficou girando de 10 em 10 segundos, não sei mais o que fazer não estou tendo acesso a ela na rede.

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigo. Comprei uma camera ip no extra.com a mais de 3 anos e nunca funcionou direito e a aposentei. Hoje resolvi tentar recupera-la mas não consigo nem identificar modelo e marca, parece genérica ching ling. Consigo ver imagem e configurar mas pra atualizar o firmware não tem como. Os dados que consegui impressos na placa são o seguinte: bestPCB 1236 / 55-52001B / 2011-11-23/CM. Nos CIs os impressos são: (Ralink RT5350F TPKS704409 1231 PTA1 - este é o CI da rede Wireless); (ELPIDAsin D45128163GD -A75LI -9JF 0821XE018 - este é o CI-U3 e acho que é controle do motor, pois está perto do conector do motor); (EcomLink DL-T8802 1231 - este ´o CI da rede a cabo); funciona melhor no cabo de rede conectado no modem roteador. Tambem funciona wireless mas com muita restrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. ... esqueci de mencionar só funciona à noite, quando funciona, mas de dia não reduz o brilho e a tela fica quase que totalmente branca fluorescente. Tentei resolver pelo menu mas não tem esta opção.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, a câmera pode estar fora de foco, faça a regularem na própria câmera girando a parte cromada da lente até acertar o foco, para isso conectar ao PC via cabo para visualizar melhor ao regularem.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, a câmera pode estar fora de foco, faça a regularem na própria câmera girando a parte cromada da lente até acertar o foco, para isso conectar ao PC via cabo para visualizar melhor ao regularem.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  19. om dia
    Adquiri uma IP Câmera da marca Jortan (onvif), que é visualizada no celular pelo APP YYP2P e no computador pelo software CMS, entretanto minha necessidade é visualiza-la pelo browser do Internet Explorer ou Chrome, inclusive já fiz a abertura de portas no modem, o único problema é que ao digitar o IP interno ou externo (fora de minha rede) retorna-me a mensagem abaixo:

    This XML file does not appear to have any style information associated with it. The document tree is shown below.


    SOAP-ENV:Client
    HTTP GET method not implemented


    Tenho lido sobre o assunto na internet e não consigo encontrar a solução, voce sabe o que ocorre? Pode ajudar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom Adriano ? Vou mal a demora para responder. Seu caso é bem peculiar.

      Segundo o erro retornando, me parece que você está tentando fazer um acesso à camera através do protocolo SOAP. Esse protocolo não mais é que um XML sobre o HTTP. Você realmente está fazendo isso ?

      Segundo o erro, não há suporte implementado para responder um request SOAP através de um GET do HTTP.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. boa tarde.. comprei um kit nvr wireless smart link com 4 cameras wifi,, elas estavam funcionando bem,, mas de uma hora para outra pararam.. não sei como resolver,,, na tela quando clico para defenir wifi automatico da erro de definição. aparentemente esta tudo normal..

    ResponderExcluir
  22. Thiago, boa tarde.
    Hoje, visitando a página http://cd.suneyes.hk, achei lá em baixo, um atualizador automático de firmware. Resolvi testá-lo e minha câmera não funciona mais! Nem se mexe! Você acha que eu a perdi mesmo para sempre? Teria algum jeito de recuperá-la?
    Agradeço se me responder. Email: gesilocosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. bom dia acabei fazendo a atualização do firmware da camera, e percebi que a imagem mudou perdeu a qualidade tem como retirar essa atualização?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    Eu tenho uma 360
    Haiz
    Modelo HZ-IP500
    Deu um pique de energia, e eu não consegui mais acessa la.
    Levei a um tecnico, e ele disse q eu precisava firmware, mais não consegui.
    Vcs teriam esse firmware?

    ResponderExcluir